Páginas

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Bolo de laranja fofinho!

Oie amadinhas e ai como estão? Aqui tudo bem, Floripa está cada vez mais linda, os dias ensolarados apesar do frio, dão um super animo neh?!

Para quem não sabe estamos agora no instagram também segue nós lá minha gente @megacasadinha e fiquem por dentro do meu dia a dia, e das super dicas que rolam por lá!

Para quem me segue no instagram, sabe que sexta fiquei muito ruim por conta de um produto que fui testas e por isso acabei não aparecendo no blog e postando a receita do bolo de laranja.

Mas agora segue, espero que vocês gostem, eu amei, ficou super fofo e é do tipo de bolo que dá para família toda, além de tudo não usamos manteiga e  leite para os intolerantes é ótimo.

Vamos lá:


Ingredientes:
3 ovos
1 e 1/2 xícara  de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 xícara de suco de laranja coado (usei a laranja pera)
2 xícaras de farinha
raspas da casca de 1/2 laranja
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:
 Meninas eu gosto de bater as claras em neve, pois acredito que assim o bolo fica mais fofinho.
Então eu separo as claras bato em neve e reservo, bato o restante gemas,açúcar, óleo e depois passo a farinha na peneira, para evitar que o bolo fique empelotado e bato tudo, depois desligo a batedeira, acrescento as claras em neve e o fermento, bato na mão e com a assadeira untada em manteiga e farinha adiciono a massa. Existem também as pessoas que preferem untar com óleo e farinha, manteiga e canela, fica à critério de vocês.
Enquanto preparam o bolo, liguem o forno em 200º para que o mesmo já fique quentinho, coloque o bolo por 30 minutos e faça o teste do palito. 

Calda:
- leve ao fogo 200 ml de suco de laranja e 2 colheres (sopa) de açúcar. depois que levantar fervura, desligue o fogo.
- Jogue sobre o bolo, se desejar que a calda penetre dentro do bolo, faça furinhos antes de jogar a calda.

Dicas:
Aqui em casa no dia que preparei eu tinha laranjas suficientes apenas para o suco, usei 5 laranjas, para dar um copinho, o mesmo que usei para as medidas de óleo e farinha e fiz a calda de chocolate, derreti uma barrinha que eu tinha na geladeira, ficou ótimo.
Como eu faço,derreto em banho maria, e adiciono uma caixinha de creme de leite, isso varia de acordo com o tanto de chocolate e textura que vocês querem dar para a calda.
Meninas a laranja varia muito o gostinho do bolo, eu por exemplo não gosto de usar laranja lima, acho que o bolo fica sem gosto e mais ácido, então procurem usar uma laranja que vocês gostem do suco.
Outra coisa, aprendi isso com minhas tias, meu forno é do lado da geladeira, então durante 30 minutos não abro a geladeira e muito menos o forno para verificar se o bolo está bom ou não, isso porque o gelado da geladeira ou o ar ambiente ao abrir o forno, pode fazer com que o bolo muche, isso já aconteceu comigo e acredito sim que tem haver com isso, pois já fiz alguns testes hehehe, então espero que vocês gostem das dicas e arrasem no bolo do café.

Beijinhosss!!!


2 comentários: